Explosões em Beirute deixam dezenas de mortos e mais de 4 mil feridos

08/05/2020

09:45:54 AM

Mundo

 Diretor da Segurança Geral havia dito que as detonações poderiam ter sido causadas por materiais altamente explosivos confiscados há anos.

 As potentes explosões que sacudiram na terça-feira, dia 04/08, o porto de Beirute deixaram ao menos 78 mortos e mais de 4 mil feridos, segundo estimativas preliminares anunciadas pelo ministério da Saúde libanês. Segundo o porta-voz do ministério, Rada Moussaoui, este balanço é provisório. É uma catástrofe em todos os sentidos do termo, lamentou o ministro da pasta, Hamad Hassan, em declarações a várias emissoras de televisão após visitar um hospital na capital libanesa. Os hospitais da capital estão todos cheios de feridos, acrescentou, pedindo que os outros feridos sejam transferidos para estabelecimentos nos subúrbios da cidade.

 As detonações, que ocorreram na região portuária da capital libanesa, provocaram uma imensa coluna de fumaça e foram ouvidas em vários bairros da cidade.

 O presidente Michel Aoun convocou uma reunião urgente do Conselho Superior de Defesa e o primeiro-ministro decretou um dia de luto nacional para quarta-feira, dia 05/08.

 A área portuária foi isolada pelas forças de segurança, que só permitem a passagem de agentes da defesa civil, o balé de ambulâncias com suas sirenes e caminhões de bombeiros. Os jornalistas foram proibidos de acessar a zona.

 Antes, o diretor da Segurança Geral, Abbas Ibrahim, havia dito que as explosões poderiam ter sido causadas por materiais altamente explosivos confiscados há anos, mas acrescentou que uma investigação determinará a natureza exata do incidente. No entanto, os responsáveis terão que prestar contas, disse o primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, que pediu ajuda aos países amigos do Líbano.

 Faço um apelo urgente a todos os países amigos e irmãos que amam o Líbano que se coloquem do nosso lado e nos ajudem a curar nossas feridas profundas.

 Vídeos transmitidos nas redes sociais mostraram uma primeira explosão seguida por outra que causou uma gigantesca nuvem de fumaça. As deflagrações sacudiram os edifícios vizinhos e fizeram com que vidros se quebrassem a vários quilômetros de distância.

 A imprensa local divulgou imagens de pessoas presas nos escombros, algumas cobertas de sangue. Pareceu um terremoto e, em seguida, uma grande deflagração e os vidros quebraram, contou uma libanesa no centro de Beirute.

 Um navio atracado no porto estava em chamas. Um oficial pediu a jornalistas que se afastassem do setor, temendo a explosão do combustível do navio.


(Fonte: Agence France Presse)

Compartilhe