Petrobras anuncia novo indexador para contratos de venda de gás natural

05/03/2021

05:42:48 PM

Economia

A Petrobras vai passar a oferecer contratos de venda de gás natural às distribuidoras com um novo indexador de preços. O índice é conhecido como Henry Hub, um dos mais conhecidos pontos de negociação de gás nos Estados Unidos, e é considerado mais estável, com menor oscilação e diretamente relacionado ao produto - atualmente, a Petrobras adota o preço do petróleo no exterior, o Brent, como indexador. A informação foi divulgada nesta segunda-feira, pela companhia ao mercado. A nova opção será válida a partir desta data e garante paridade com preços internacionais.

Localizado na Louisiana, o Henry Hub é um entroncamento de gasodutos de diversas companhias nos EUA, o que confere competitividade e liberdade aos preços devido à dinâmica de negociação entre vendedores e clientes, que ocorre dentro de um ambiente de bolsa. O índice é amplamente adotado desde 2016, quando os Estados Unidos passaram a ser exportadores de gás natural, e tem sido referência para contratos internacionais de longo prazo.

A mudança está alinhada aos termos do novo marco do gás natural, sancionado em abril após anos de tramitação no Congresso e que deve resultar na ampliação de atores que atuam no setor. Até então, a Petrobras tinha posição dominante no mercado.

(Fonte: Correio do Povo)


Compartilhe