Plenário do Supremo deve promover modulação sobre CPI da Covid-19

04/12/2021

08:56:49 AM

Política

 O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo no Senado, destacou que acredita na modulação dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a CPI da Covid, determinada na última quinta-feira, dia 08/04, pelo ministro Luis Roberto Barroso, a fim de investigar a condução do governo federal durante a pandemia.

 O senador afirmou ter absoluta certeza que o plenário do STF deverá seguir por esta decisão sobre a instauração da CPI, que, de acordo com o Bezerra Coelho, está em desacordo com as ações do presidente Jair Bolsonaro. A decisão é monocrática, entretanto, será analisada pelo plenário do Supremo na quarta-feira, dia 14/04.

 Tenho absoluta certeza que o conjunto dos ministros deverá promover alguma sorte de modulação pelo ministro Barroso, pelo qual temos todo o respeito, está completamente em desacordo, primeiro com esse espírito de união que o presidente criou, em reunião com presidentes dos poderes, estavam todos unidos. O presidente demitiu o ministro das Relações Exteriores, trocou a diplomacia da vacina, mudou o ministro da Saúde.

 Para o senador, a decisão acabou criando de forma desnecessária uma confrontação e uma polarização entre os poderes, e destacou que deve-se trabalhar em harmonia. O governo não tem nenhuma investigação, as investigações irão atestar a lisura dos atos do governo. E ainda acrescentou que o governo do presidente Jair Bolsonaro está absolutamente tranquilo.

 Todos pediam uma centralização e harmonia entre os entes federativos para dar respostas para a segunda onda, que ninguém previa, que vem com uma agressividade maior, e pela agressividade da letalidade, isso está nos impondo a procura da união de esforços, é preciso reconhecer que o presidente Bolsonaro deu passos, a decisão surpreendeu e frustrou o presidente.

 O senador destacou que não há nenhuma comissão funcionando no Senado, atualmente, e que as CPI da Fake News está paralisada, para não colocar em risco aqueles que prestam esclarecimentos.

 Importante destacar que o Senado já perdeu três parlamentares para a Covid-19. Posso lembrar uma decisão recente do STF, embora a Constituição possa garantir a possibilidade de religião, o STF decretou a proibição da presença na igreja, nas missas católicas ou evangélicas, acho que essa decisão não teve a sensibilidade de avaliar o momento atual que vivemos, diz, referindo-se à CPI da Covid-19 neste momento.

 As críticas podem ser feitas, mas elas estão muito radicalizadas, muito ácidas, é preciso reconhecer as atitudes que o presidente tomou, finalizou Bezerra Coelho.


(Fonte: O Sul)


Compartilhe