Rio Grande do Sul terá bandeira preta em todas as regiões a partir deste sábado, sem possibilidade de cogestão

02/26/2021

10:21:36 AM

Coronavírus

 Diante do cenário dramático da pandemia de Coronavírus no Rio Grande do Sul, na quinta-feira, dia 25/02, o governo do Estado decidiu ampliar as restrições de atividades em todo o Estado. As principais medidas abrangem a antecipação para sábado, dia 27/02, do novo mapa do distanciamento controlado, a classificação de todo o mapa gaúcho em bandeira preta e a suspensão do sistema de cogestão.

 O mapa da 43ª rodada será divulgado na tarde de sexta-feira, dia 26/02, com a respectiva divulgação dos indicadores. Todos os 497 municípios gaúchos deverão seguir os protocolos de bandeira preta a partir até pelo menos o dia 7 de março.

 Conforme o governador, as questões serão levadas ao Gabinete de Crise, com possibilidade de divulgar atualizações para a próxima rodada. No final da próxima semana, o governo deverá convocar nova reunião com a Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul), para avaliar os resultados das ações adotadas até aqui.

 Os prefeitos já apresentaram sugestões, incluindo mudanças em protocolos. Apesar de muitos se manifestarem contra a suspensão da cogestão, o Estado decidiu tomar a medida para fazer valer o alto nível de alerta que os dados científicos apontam.

 A decisão pela totalidade da cor preta, que no sistema adotado pelo Palácio Piratini representa risco altíssimo para velocidade de propagação do vírus e esgotamento da capacidade hospitalar, tem por base uma nova regra, motivada pelo nível crítico de leitos livres e do elevado crescimento na ocupação hospitalar.

 Para o Gabinete de Crise, o ajuste no modelo é necessário: se a capacidade hospitalar está próxima do limite, alguns dados podem sofrer atrasos de preenchimento devido à sobrecarga das equipes e, além disso, os indicadores de velocidade do avanço e de variação da capacidade de atendimento se tornam prejudicados.

 Isso porque, mesmo havendo demanda por leitos, podem não ser preenchidos devido à lotação das áreas Covid dos hospitais. Esse aprimoramento visa melhor refletir e evitar o esgotamento de leitos.

 Tivemos um crescimento muito forte e sem precedentes nas internações em leitos clínicos e de UTI, por isso, é tão importante que alinhemos medidas mais restritivas, e precisamos dos prefeitos agora. Não dá para pagar para ver a partir das medidas já adotadas essa semana, anunciou o governador durante reunião com prefeitos representantes das 27 associações regionais de municípios.


(Fonte: O Sul)

Compartilhe